A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

sexta-feira, abril 28, 2006

É só uma proposta

Para «parar com esta palhaçada» da descriminação, que o Big Phil tanto se queixa, proponho que vá já para Inglaterra, que escolha uma casinha no West End (ou então em Vauxhall, junto da comunidade brasileira, onde com certeza não será descriminado), e que venha o Mourinho orientar a Selecção durante dois meses.

(by Arquero)

terça-feira, abril 25, 2006

A revolução. Sempre!

Terminou mais um 25 de Abril. Não festejei, mas senti. Abril cumpre-se em todos os dias que passam, embora tenhamos de continuar vigilantes, atentos.
A expressão de liberdade faz-se de todas as formas, nas ruas, nas praias... a dormir na Assembleia da República. Ou na Praça D. João I (foto), ao lado de muitos milhares de portugueses esclarecidos, que não tiveram medo de usar o cravo na lapela ou outras vestimentas. Sim, porque Abril não trouxe apenas liberdade, também muitas conquistas.

(by Arquero)

terça-feira, abril 18, 2006

Depois de tantas tardes a treinar...



(by Arquero)

domingo, abril 16, 2006

Boavista-Benfica, 2-3 (1993)

Não querendo desvalorizar esse jogador enorme que foi Paulo Sousa, nem quero imaginar o que teria acontecido ao futebol português e ao Benfica se tivesse sido outro jogador a decidir ir para a baliza nesse pântano do Bessa em 1993, logo depois da justa expulsão de Neno.

Veloso teria jogado até aos 70 anos, Pacheco podia ter perdido muito mais vezes as botas numa final da Taça dos Campeões, a Mozer seriam permitidas muitos mais carrinhos às pernas dos adversários, Iuran podia não treinar durante semanas a fio... Ainda bem que foi o Paulo, ufa, que antes de ir para a baliza já era um dos melhores em campo.

Todos nós temos vontade de criar heróis e mitos. Olhando com 13 anos de distância para essa noite, Paulo Sousa não foi nenhum Iashin ou Pfaff. Um remate apenas de Bobó, se não me engano, valeu-lhe a glória. Veloso, Mozer, Hélder, Schwarz, Hernâni, Paneira, Rui Costa, Isaías e Futre taparam todos os caminhos para a sua baliza. Foram os principais responsáveis pela vitória.

Mais do que pelo talento escondido de Paulo Sousa, o jogo do Bessa valeu pelo golo magnífico de Isaías, em queda perante Lemajic, depois de um túnel a Nogueira, e por me ter feito recordar um Futre de que poucos se lembram: um falhanço inacreditável com o pé esquerdo, já sem guarda-redes pela frente, negando a um espantoso Rui Costa a segunda assistência da partida.

(by El Pibe da Trafaria)

Confesso, pensei que era da febre...

Quando vi Gregory subir uma escada invisível para ganhar impulso para um pontapé de bicicleta lindíssimo, em potência, pensei que era da febre. Confesso. Se não houvesse repetições, ainda hoje pensava que tinha delirado. Nunca esperei o que francês fosse capaz de fazer aquilo. Nunca ele, nunca ninguém do Gil Vicente. Afinal, também há magia no futebol português.

(by El Pibe da Trafaria)

Ricardo vs Moretto

Não percebo as comparações que têm feito entre Ricardo e Moretto. Apenas a raiz do problema é idêntica. Tudo o resto diverge. Ricardo esteve oito épocas no Boavista, foi campeão nacional, jogou nas competições europeias, transferiu-se para o Sporting, é o titular da Selecção. Moretto é um desconhecido no Brasil, chegou a Portugal para jogar na Liga de Honra e viveu o melhor período, antes da saída para o Benfica, em Setúbal.
Só aqueles que adoram simplificar tudo podem assegurar que os dois casos deviam ter sido tratados da mesma forma. Peseiro agiu bem. Ricardo precisava de descanso, não era a jogar que encontraria a tranquilidade que perseguia. E Koeman também fez bem. Não era no banco que Moretto aprenderia a reagir à pressão. Era no campo, a cometer erros e a sobreviver aos mesmos.

(by El Pibe da Trafaria)

Qual é a dúvida?

Quim é o terceiro guarda-redes do Benfica. Sim, e...

1. Todos os guarda-redes estão sujeitos ao erro. Todos erram. Seja Moretto, Moreira ou Quim.

2. As pessoas tendem a valorizar mais os erros que o resto. Afinal, um frango demora mais tempo a esquecer que uma grande defesa.

3. Entre um guarda-redes certinho e cinzento, que erra menos, mas não é decisivo, e outros dois que erram mais mas são capazes de valer uma vitória só com uma defesa prefiro os últimos. Estar na baliza não é apenas preencher uma folha de presenças.

4. A quem defende Quim eu pergunto: qual foi a última grande defesa de que se lembram do ex-bracarense?

(by El Pibe da Trafaria)

segunda-feira, abril 10, 2006

E agora Silvio?

Pois é, os italianos voltaram a ter um pouco de senso e empurraram aquele ser estranho da cadeira do poder. Berlusconi pode continuar a asneirar à vontade, mas desta vez sem prejudicar um país fantástico que, para além de ter perdido muito do seu dinamismo, já apresentava sinais de um regresso indesejado ao passado fascista.

De nada lhe valeram as atitudes rasteiras ou os insultos ao eleitorado. Silvio, filho, afinal estás rodeado de «coglione»...

(by Arquero)

quinta-feira, abril 06, 2006

Regresso ao inferno?

Suspeito que os heróis se tornem vilões, que as amáveis faces sejam votadas ao esquecimento, que o sucesso se desvaneça com o tempo e passe apenas a figurar na memória de alguns. A ironia da paixão leva milhões a esquecerem os objectos do desejo. Temo que, num ápice, aconteça o que sempre acontece.

A loucura tolhe o discernimento. E na desgraça todos nos parecem maus.

Serve isto para lembrar que Moretto continua a ser o mesmo guarda-redes, apesar da brilhante exibição em Nou Camp, que Ricardo Rocha não deixou de ser o que é apesar de querer sair. E que Koeman, na minha perspectiva, ainda é um bom treinador. Nestes momentos de tristeza para tantos, é preciso recordar: esta coisa de querer chegar tão longe tem os seus riscos e, regressados à realidade, talvez seja bom perceber-se que, afinal de contas, até foi uma campanha alegre.

(by Arquero)

P.S. - Francisco José Viegas foi dos que não alinhou na unanimidade nacional (sim, ele é portista e não o esconde). Farto de ironias, escreveu o que pensou.

quarta-feira, abril 05, 2006

Eu não quero isto

Nos últimos dias têm surgido muitos mails que falam de patriotismo e falsos patriotismos (questão estafada). Uma imagem, entre muitas outras, recorda que no passado nem sempre houve tanto apelo à união. A situação ilustrada na foto aconteceu no final da Taça de Portugal, poucos dias antes de Gelsenkirchen, e não foi nada bonita. Não gosto de hipocrisias, por isso prefiro receber o silêncio dos que optam por não apoiar uma equipa portuguesa nas competições europeias. Infelizmente, situações destas acontecem em todo o lado e (parece-me) cada vez mais.

(by Arquero)

terça-feira, abril 04, 2006

campeões do mundo


Depois admirem-se que elas só gostem de olhar para as pernas dos jogadores. São anuncios como este que mantêm a squadra azzurra no topo das escolhas femininas sempre que alguém se lembra de perguntar: qual a selecção mais sexy do mundial? Para quem não gosta de futebol, convenhamos que olhar para estes modelos tornará tudo muito mais agradável, pelo menos do ponto de vista feminino.

Nota: Manuele Blasi, Fabio Cannavaro, Gennaro Gattuso, Andrea Pirlo e Gianluca Zambrotta aceitaram posar para a câmara do talentoso Mariano Vivanco, servindo de «petisco» para as meninas. Mas, no fundo, a ideia é mesmo vender mais roupa interior. Paralelamente, foi lançado um livro com fotos de jogadores de futebol que actuam em Itália (incluindo Rui Costa), mesmo que nem sempre em posições, digamos, tão reveladoras. Arrisco dizer que só em Itália é possível fazer algo assim.

(by Arquero)

segunda-feira, abril 03, 2006

Para os meninos...



As maravilhas da net trazem-nos isto. Afinal, o que é que um homem pode pedir para além de futebol e... gajas (assim de repente só me lembro de cervejas e tremoços)? Pois bem, olhem para as cuequinhas desta moçoila. A soccergirl existe mesmo e posso dizer-vos que é muito nasty, mesmo muito nasty. E nunca a ouvi falar de soccer, ou football, ou como lhe quiserem chamar.

(by Arquero)

Who Links Here