A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

sexta-feira, setembro 30, 2005

Halmstads, e os piores pesadelos de um adepto

Tenho de ser sincero, a derrota do Sporting com o Halmstads não foi particularmente dolorosa. Não foi agradável, claro que não, mas também não me provocou insónias. Acho que fazer do futebol o meu trabalho acabou por me fazer esquecer o que é ser adepto. Trouxe-me à memória, isso sim, um outro jogo, esse verdadeiramente doloroso.

Um Sporting-Grasshoppers para a Taça UEFA. Ganhámos na Suíça 2-1 e acabámos eliminados em Alvalade depois de perder por 3-1. Despontava no Grasshoppers um miúdo chamado Élber. No Halmstads parece despontar agora um miúdo chamado Djuric. Enfim, semelhanças. Se calhar por isso é que me lembrei dessa eliminatória.

Ora do Sporting-Grasshoppers em Alvalade a minha memória seguiu para os piores jogos da minha vida de adepto. Essa derrota em Alvalade entra nos cinco primeiros, seguramente, mas não ocupa o trono. Esse está entregue definitivamente aos 6-3 de Alvalade. Uma liderança isolada de uma noite que deixou marcas para sempre.

Lembro-me de João Pinto marcar o 3-2 e pensar que o Sporting ainda ia dar a volta na segunda parte. Lembro-me do Isaías marcar o 4-2 e pensar que a coisa estava a ficar feia. Lembro-me do Hélder marcar o 6-2 e não pensar. Da sala segui imediatamente para o quarto onde me deitei rapidamente não fosse o dia demorar muito a acabar.

No segundo lugar está um Rapid Viena-Sporting, para a Taça das Taças. Ganhámos em Alvalade 2-0 e fomos à Áustria perder 4-0. Era Carlos Queiroz o treinador. Uma noite ao nível das piores tempestades. Lembro-me de acabar o prolongamento, ver o Sá Pinto e o Naybet aos murros ao relvado e pensar que se calhar aquilo era mesmo verdade.

Mesmo assim ainda fui para o quarto com a sensação que no dia seguinte ia a acordar e ver que tudo não tinha passado de um pesadelo. Infelizmente não tinha sido. Depois desse jogo fiquei a odiar para sempre um búlgaro de nome Ivanov - não sei o que é feito de ti, pá, mas onde quer que estejas espero que andes com prisão de ventre.

O último lugar do pódio está entregue também a uns austríacos. Foi na época anterior à eliminação com o Rapid, para a Taça UEFA, era Bobby Robson o treinador. O Sporting ganhou em Alvalade 2-0 em casa e foi perder 3-0 a Salzburgo. Outro jogo que não se esquece, infelizmente. Desse jogo não sobrou nenhum búlgaro para odiar, mas o poster do Costinha deixou de estar por cima da cama na parede de lado.

(by O homem a quem lhe aconteceu não sei o quê)

Who Links Here