A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

segunda-feira, junho 06, 2005

Quantos 90 minutos cabem em 16 mil dias?

Chegou a uma terreola igual a milhares de outras e pegou num clube de vão de escada. Em 1961, com apenas 22 anos iniciou o paciente percurso de uma vida. Foi subindo os degraus, um a um, formando talentos, ganhando jogos, superando objectivos. IV divisão, III divisão, II divisão, I divisão, provas europeias, Taça de França, campeonato de França... Aos 66 anos, depois de ganhar mais uma Taça, a quarta, Guy Roux fez as contas e correu os taipais: 44 anos, 528 meses, mais de 16 mil dias a construir um castelo de cartas, gesto a gesto, pausa a pausa, num mundo cada vez mais apressado.

Falei duas vezes com ele, sempre contactos fugidios e a contra-relógio. Não posso, por isso, dizer que o treinador do Auxerre tenha deixado em mim qualquer impressão além do que é superficial e imediato. Mas há percursos e carreiras que estão muito para além das nossas insignificantes impressões. Aliás, há percursos e carreiras que recomendam apenas a expressão do mais profundo respeito. E, logo depois, o mais prudente silêncio . Por isso, lamentando não usar chapéu para poder tirá-lo nestas circunstâncias, prudentemente calo-me.

(by Espoliado de Incheon)

Who Links Here