A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

segunda-feira, junho 20, 2005

Nós e os árbitros

Esta segunda-feira à tarde juntaram para aí uns vinte jornalistas de desporto na mesma sala (e não era uma redacção). Aconteceu na posse da nova direcção do CNID, mas nem o aspecto solene do acto impediu alguns dos presentes de resolver logo ali os problemas da arbitragem, entre um rissol, um croquete e uma daquelas coisas com sal que fazem mal (ou bem, nunca percebo) ao colesterol.

O segredo para isto dos árbitros funcionar é não deixar o sector da arbitragem entregue a ex-árbitros. Como é óbvio.

Depois segue-se a prática moderna e contrata-se uma empresa externa para escolher os árbitros, em cada jornada.

Para que tudo seja mais eficaz, opta-se por uma companhia norte-americana. Afinal, quanto menos perceberem de futebol melhor.

Em seguida a empresa recebe os currículos dos árbitros e envia observadores (de preferência antigos agentes da CIA) a todos os jogos. Os dados, recolhidos através de questionários de cruzinha, são posteriormente colocados num potente computador que todas as terças-feiras dita as nomações.

Porque estamos na União Europeia, o banco de árbitros será alargado aos 25 países. Não é justo privar um árbitro holandês da experiência única que é apitar um jogo no Marco ou em Gondomar.

A empresa não terá sede ou conta num paraíso fiscal.

O telefone do administrador da empresa não será divulgado.

Os árbitros receberão a nomeação por sms, tal como os jornalistas e todos os portugueses que quiserem saber em primeira mão o nome do juíz que vai dirigir o jogo da sua equipa. Basta subscrever um serviço, cuja receita servirá para pagar à empresa norte-americana.

Se nada disto resultar, chamem o major.

P.S.: Na sala também havia jornalistas de desporto em perfeitas condições. Não julguem que estamos todos afectados. Ou que passamos os dias a falar de árbitros.

(by Falso lento)

Who Links Here