A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

sábado, junho 18, 2005

Nós, os outros

Em França nasceu um importante projecto. Chama-se Agoravox (http://www.agoravox.fr/) e dá aos leitores a possibilidade de serem jornalistas ou pelo menos algo parecido, afinal são eles que escrevem as notícias. Nos Estados Unidos discute-se intensamente o jornalismo participativo. Uma das principais figuras do movimento é Dan Gillmor, cujo livro «Nós, os Media» recomendo (aos jornalistas e aos que não nos suportam).

Numa altura em que o jornalismo de desporto atravessa uma grave crise em Portugal, cercado pela necessidade de vender, pela pequenez do país e pela ausência de vergonha dos clubes maiores, é lamentável a pouca qualidade da intervenção da generalidade dos adeptos-consumidores de informação desportiva.

Ao longo de cinco intensos anos, só precisaria dos dedos das mãos para contar os comentários de leitores do Maisfutebol que tive prazer em aprovar.

A julgar pelo que escrevem, os adeptos de futebol em Portugal são ainda mais fracos do que os dirigentes. Enfim, sou capaz de estar a exagerar. Os dirigentes são mesmo fraquinhos.

(by Falso lento)

Who Links Here