A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

domingo, junho 19, 2005

O novo Ronaldinho

Tirei o som à televisão. Estou farto de ouvir que o Anderson, que vai jogar no F.C. Porto, é o novo Ronaldinho. Esta mania de catalogar jogadores com o talento de outros é quase tão arrepiante como ouvir o "Gaby" dizer que o golo do Adriano à Tunísia, depois de um grande remate de fora da área, é "à ponta-de-lança".

A história está cheia de exemplos de futebolistas que não fizeram jus ao rótulo. Os tempos são outros: ser um novo Pelé ou Maradona não seria fácil no seu tempo e é quase impossível agora. Ser o novo Ronaldinho, apesar da conjuntura parecer mais favorável, nunca será para todos os que se dizem seus sucessores. Muitos até não o querem ser. E têm esse direito. Qualquer dia estamos a clonar craques antigos porque não conseguimos viver sem eles e não conseguimos compreender que existam outros. Ou então, deixamos de ir aos estádios e passamos a ficar a jogar em casa o excelente Pro Evolution Soccer, que já nos permite contratar Marcos van Basten, Maradonas e Pelés para os tempos modernos.

Dizer aos 17 anos a Anderson que é o novo Ronaldinho é complicar-lhe a vida. É dizer-lhe que tem de fazer o que o Ronaldinho faz: parar uma bola com as costas, driblar oito adversários, marcar golos de todos os ângulos. Numa altura em que o miúdo, que vai viver o próximo ano ainda na companhia da mãe e do irmão, se encontra perante um novo mundo, pode ser o princípio do fim.

E isto levanta algumas dúvidas: quantos novos Figos vão surgir em Portugal nas próximas décadas; será Robinho tão ofuscante quanto Pelé; Riquelme ainda terá tempo para evoluir até ser o novo Maradona; Mantorras será tão grande quanto Eusébio; Ronaldo será ainda mais assustador que Figo; será Ibrahimovic melhor que Van Nistelrooij que por sua vez será melhor que Van Basten? Uff, há por aí um copo de água?
(by El Pibe da Trafaria)

Who Links Here