A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Só mais um pouco de Mourinho, desculpem lá, prometo ser breve

Estava ontem a ver uma reportagem da cimeira europeia que contou com a presença do presidente americano. No final do encontro lá estavam na conferência de imprensa George Bush e Durão Barroso, ou José Manuel, ou José Manuel Barroso, ou José Barroso «nice to meet you».

Enquanto toda a gente ouvia com uma expressão séria o presidente americano falar, José Barroso «nice to meet you» não evitava um sorriso na cara, soltando gargalhadas a cada tentativa de George Bush em evitar perguntas complicadas com um humor capaz de envergonhar o próprio Camilo de Oliveira.

No final da conferência, José Barroso «nice to meet you» fez um compasso de espera para aguardar pela passagem de George Bush, aproveitando para cumprimentar efusivamente o presidente americano enquanto este respondia com um gesto mecânico. As câmaras filmaram-no, por amor de Deus! Para o ridículo ser perfeito ainda encheu o peito de orgulho.

Por esta altura deve estar o leitor a interrogar-se o que é que isto tem a ver com futebol. Não tem, é um facto, e quanto a isso não posso fazer nada. Piadas básicas à parte, queria só estabelecer um paralelo com Mourinho. O homem pode ser arrogante, convencido, petulante, pode ser tudo isso, mas tem da minha parte o enorme crédito de não olhar ninguém de baixo para cima.

Bem pelo contrário. Nunca se tem em menor conta, nem apresenta aquela expressão de felicidade por estar ser cumprimentando pelo senhor tal. Mesmo que esse senhor tal tenha um coeficiente de inteligência mais baixo que a maioria da população mundial e seja presidente dos Estados Unidos.

Se algum legado Mourinho vai deixar, e prevê-se que deixe vários, esse legado será a capacidade de nós, portugueses, olharmos para outros ao mesmo nível. Sem complexos de inferioridade. Um legado que, acredito, sobreviverá a todas as figuras de urso de José Barroso «nice to meet you».

(by O Homem a quem lhe aconteceu não sei o quê)

Who Links Here