A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Os falsos italianos

Cinco jogos em dois dias. E duas exibições simplesmente perfeitas para guardar na memória. A do Sporting em Roterdão, claro, mesmo descontando a fragilidade de um adversário à imagem do seu treinador: muito nome, prestígio e boas memórias, escassa competência. Mas acima de todas, que me desculpem os sportinguistas justamente entusiasmados, a do Milan em Manchester.

Não vale a pena perder muito tempo com o banho táctico que Ancelotti deu a Alex Ferguson: os treinadores britânicos, mesmo com braços-direitos portugueses, não nasceram para outra coisa e além disso não conheço quem ligue a TV para ver um banho táctico. Agora o que o Milan (e em particular aquele meio-campo do Milan, Gattuso incluído) fez em Old Trafford é simplesmente sublime: pegou nas palavras «inteligência», «movimento» e «colectivo» e fez um poema com 90 minutos.

Os anti-italianistas convictos poderão argumentar que uma equipa italiana nunca faz poemas em campo. E eu concordo. Mas aquele Milan, quando joga assim, não é italiano: é património da Humanidade.

(by Espoliado de Incheon)

Who Links Here