A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

O que é e o que parece

No domingo, com o Rio Ave, o inspiradíssimo Sá Pinto teve um acesso de egoísmo e pôs os interesses particulares (o suplemento de moral trazido por um golo) acima dos interesses da equipa (definidos pela indicação prévia do treinador sobre quem faz o quê em campo). Não foi bonito.

Liedson, directamente afectado por esta atitude, e vendo-se privado de mais um golo na corrida ao título de melhor marcador, levou a mal. Fez birra, não comemorou os golos com os companheiros e pôs, de forma também evidente, os seus interesses acima dos interesses da equipa. Não foi bonito.

José Peseiro, que deve ter sentido a sua autoridade posta em causa, admitiu nas entrelinhas que Sá Pinto foi além do que devia ter ido. Mas reduziu a importância do sucedido ao mínimo, remetendo-o para o balneário. Fez bem: há alturas (como o atribulado regresso de Liedson antes do Sporting-Benfica) em que vincar as questões de princípio para o exterior não é o mais sensato nem o mais importante. Desde que - e esta é a condição decisiva - o grupo continue a perceber que há ali quem comanda, mesmo que não tenha o hábito de falar muito alto.

Não sei se foi isto que aconteceu em Alcochete por estes dias. Sei que aos 36 minutos do jogo com o Feyenoord Sá Pinto inventou uma linha de fundo na direita e fez um cruzamento perfeito para a cabeça implacável de Liedson. O brasileiro começou a comemorar o golo e depois lembrou-se de domingo, mudou de direcção, correndo para Sá Pinto de dedo apontado: «foste tu». Sá Pinto, por sua vez, afastava os companheiros, também de dedo apontado para Liedson: «não, foste tu».

Mais do que uma fábula moral, esta história é a ilustração perfeita de que o bom senso, no futebol, começa pela distinção entre o que é fundamental e o que apenas o parece.

(by Espoliado de Incheon)

Who Links Here