A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

segunda-feira, março 27, 2006

Tributo

Quando Rinus Michels morreu, a 3 de Março do ano passado, os holandeses criaram-lhe uma página de tributo na net. O trivial: foto, dados biográficos e um espaço para os leitores colocarem as suas mensagens de apreço pelo defunto. Pois bem, a 18 de Março deste ano, um tal Zé Trindade deixou ali, em português com sotaque, a melhor homenagem que alguma vez vi ser prestada a um treinador. São apenas oito palavras: «Você não ia vir pro Atlético não? Porra!»

Eu sei que Michels foi grande. Vi alguns vídeos das suas equipas mais antigas, vibrei com a Holanda de 1988 (só mesmo um fabuloso treinador para fazer do Van Tiggelen campeão da Europa...), li entrevistas, livros, vi documentários e ainda troquei umas palavras anónimas com o velho, em Janeiro de 1992, quando foi homenageado em Portugal. Mas só agora, que alguém se dá ao trabalho de atravessar um Oceano em ADSL para dar bronca a um morto (note-se: um morto assumido e indiscutível, com mais de um ano de competente imobilidade no currículo) por não ter chegado a treinar o seu clube, percebi até que ponto vai a grandeza do homem.

Por isso, e porque não tenho vergonha de copiar boas ideias, sigo desde já o exemplo visionário do Zé Trindade. Aqui prometo, com toda a solenidade que esta constipação me permite, que Rinus Michels, independentemente do seu estado de saúde, terá contrato vitalício para treinador do meu clube, no dia em que eu arranjar um.

(by Espoliado de Incheon)

Who Links Here