A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

terça-feira, fevereiro 28, 2006

A angústia de Jesualdo

A meia hora final da goleada de ontem do Sp. Braga foi o melhor naco de futebol que pude ver nesta Liga. Mesmo descontando o desnorte completo de um Rio Ave que já só queria sair dali depressa, convém lembrar que um adversário apático não ensina uma equipa a jogar à bola. E o que o Sp. Braga fez foi futebol muito, muito bom. Posições bem ocupadas, ideias claras nas transições para o ataque, fluidez na circulação de bola, todos a saberem onde estavam os pontos de apoio mais próximos, a sensação de que poderiam estar ali o tempo que fosse preciso sem perder um passe: simplesmente notável.

Por isso, ainda mais impressionantes se tornavam os grandes planos de Jesualdo Ferreira, que tem pesadelos com a remota ideia de um dia, por acidente, ser confundido com um gajo porreiro. De pé, junto ao banco de suplentes, a expressão do treinador oscilava entre a habitual carranca nº5, o meio sorriso e o sorriso aberto que, juro, chegou a passar-lhe pelos lábios num meio segundo captado pelo super-slowmotion da SportTV.

A verdade é que Jesualdo não está programado para ser feliz, ou pelo menos para mostrá-lo em público. E custou vê-lo a puxar tanto pelas meninges, na procura vã de qualquer coisa para lamentar no fim do jogo. O que a sua equipa lhe fez ontem foi uma grande maldade: trinta minutos de perfeição, pondo em xeque uma reputação cuidadosamente construída ao longo de trinta anos de futebol e cigarros. Não tenho a certeza, mas desconfio de que a culpa é toda do Kim, que tem pinta de ser um gajo porreiro.

(by Espoliado de Incheon)

Who Links Here