A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

sábado, setembro 17, 2005

Artigo indefinido

Na sua crónica de hoje, na «Dez», Mourinho queixa-se do estado em que os jogadores voltam aos clubes depois de uma semana de trabalho nas selecções nacionais. E deixa uma promessa: «quando um dia treinar uma selecção analisarei em profundidade os métodos utilizados nos clubes e tentarei individualizar as cargas em função dos hábitos».

Reparem como é verdade que Deus está nos detalhes: Mourinho não diz «se», diz «quando». E não diz «a Selecção», diz «uma selecção». Neste caso, o artigo indefinido define o autor da frase. Porque deixar portas entreabertas é uma marca de previdência recorrente no percurso de Mourinho. E planear vários cenários com antecedência também.

Scolari lida com evidente desconforto com o fantasma de sobretudo cinzento. Eriksson, que tem um pouco mais de «finesse» e um mundo de horizontes mais rasgados, deve conseguir disfarçar melhor.

(by Espoliado de Incheon)

Who Links Here