A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

segunda-feira, agosto 29, 2005

Teoricamente...

...todos os sistemas são bons. Até o de Koeman.

Na prática, como no sábado, acho que acabou por não haver um sistema.

Ricardo Rocha não foi bem um central, de facto. Só havia um ponta-de-lança no adversário, quando o Benfica tinha a bola Ricardo lá subia. Como se sabe, não é o ponto forte.

Um pouco à frente, Nélson flectia da linha para o meio, tendência natural do seu pé direito. Conseguiu dois desequilíbrios, depois fechou a loja.

Na direita, Beto nunca foi à linha. Não é essa sua natureza. Apareceu duas vezes pronto a marcar. Falhou. Chutar na grande área é coisa a que não está habituado.

No meio, pedia-se a Petit e Manuel Fernandes que aproveitassem os espaços que as correrias de Simão e Nuno Assis geravam, metros à frente. O número 6 fê-lo duas vezes. Numa não conseguiu rematar, na outra cruzou para um golpe de cabeça de Nuno Gomes.

Por falar no ponta-de-lança, foi o melhor da equipa. Como já sucedera antes.

A agitação e as oportunidades que o Benfica conseguiu foram mais resultado da inadaptação do adversário (os laterais desataram a correr atrás de Simão e Nuno Assis, em vez de defenderem à zona e marcarem quem caísse naquele espaço) do que mérito do sistema.

Se Koeman tivesse acrescentado talento (e mais uma dúzia de treinos, pois sempre valerá de alguma coisa os jogadores encontrarem-se todos os dias de calções em cima de um relvado) ao sistema talvez tivesse ganho o jogo. Ou, pelo menos, talvez o Benfica tivesse jogado bem. Assim deu um passo atrás.

No fundo, o Benfica abandonou por instantes o sistema que lhe deu o título na época passada, só por causa de um empate em Coimbra.

Alvalade será um bom teste à coerência de Koeman. Depois de uma derrota como a de sábado acho que sem dúvida se justifica novo sistema.

Desde já avanço uma humilde sugestão de onze: Moreira; João Pereira e Nélson (dois laterais direitos, por causa de Douala); Luisão a sobrar; Anderson e Ricardo Rocha (para Liedson e Deivid); Dos Santos e Léo (dois laterais esquerdos porque Douala pode aparecer na direita); Petit, sempre; Simão e Nuno Gomes.

Como na escola, as equipas só deviam passar para o lição seguinte depois de terem provado compreender a anterior. Alguém jura que o Benfica já encantava em 4-1-2-3 ou lá o que era aquilo?

(by Falso lento)

Who Links Here