A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

segunda-feira, agosto 29, 2005

Teoricamente... (II)

Há aqui dois pontos de vista. Ou se aceita que o Benfica pode ser novamente campeão a jogar à Trap (no 4x3x3 ou no 4x2x3x1, já que a diferença é o adiantamento dos extremos) ou se compreende que um treinador não se reveja num jogo em que as coisas correram mal e tente mudar. Koeman aceitou o risco de as coisas correrem mal e apostou em ter mais bola perto de Nuno Gomes. Deu-se mal, mas não me parece que isso tivesse acontecido por culpa do 3x4x3, mas sim porque não existe um jogador capaz de organizar o ataque, seja nesta nova táctica ou no tradicional 4x3x3. Por isso, tantas quebras, por isso tantas dificuldades em recuperar a força junto à área de Jorge Baptista.

Koeman esteve mal quando avaliou em demasia Beto (que, parece-me, anda há já alguns jogos a perder o gás da pré-época, seja como médio-defensivo ou como médio direito) e voltou a não acreditar em Dos Santos (acreditou na substituição para poder compensar a equipa caso quisesse voltar, como aconteceu, ao sistema inicial). É verdade quando se diz que o Benfica foi campeão com mais Dos Santos do que com Fyssas (que já lá não mora), mas não me parece que o francês seja indiscutível. Beto não foi feliz como seria previsível face à falta de velocidade e de drible, Nélson esteve bem para primeiro jogo e funções diferentes.

Não acredito que o 3x4x3 esteja assim tão errado. E falando teoricamente, perante dois avançados móveis do Sporting, arriscar na igualdade numérica lá atrás poderá ser mais grave do que voltar ao sistema antigo. E mesmo assim, no final do jogo de Alvalade, podemos estar a falar dos pecados do 5x2x3, porque os laterais nunca serão médios dada a presença de Douala e companhia. Poderá ser novamente capa de jornais («Koeman volta a inventar e dá galo») e razão de críticas ao holandês.

Koeman não está cheio de razão (a aposta em Kayaka e o regresso ao banco no jogo seguinte é sintomática), mas também não está assim tão errado. Pelo menos, para já. Acredito que o 3x4x3 com outros jogadores - Moreira; Anderson, Luisão, Ricardo Rocha; Nélson, Manuel Fernandes, Petit e Léo (ou Dos Santos); Simão, Nuno Gomes e Karyaka (ou Geovanni) - possa dar outros frutos. Não necessariamente frente ao Sporting...

P.S. Acho prematuro dizer-se que o Benfica não tem jogadores para o 3x4x3 e que nesta táctica perde os extremos. Eles continuam lá. Douala também não joga ao mesmo tempo na esquerda e na direita ou joga?

(by El Pibe da Trafaria)

Who Links Here