A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

quinta-feira, maio 19, 2005

Rosebud

Vais para casa a pensar que não estás triste. Porque não és adepto do Sporting. Porque já sabias que o CSKA era melhor. Porque já esperavas qualquer coisa assim. Vais puxando pela memória e reforças os argumentos da tua não-tristeza com locais e datas:

(Lisboa, 18 de Maio de 1983, Benfica-Anderlecht;
Basileia, 13 de Maio de 1984, Juventus-F.C. Porto...)


Pensas nos jogos em que entraste e perdeste, nos penalties que falhaste, em todas as tuas derrotas, com ou sem uma bola pelo meio, e confirmas que não estás triste, nem derrotado, porque esta noite não mexeu contigo nem deixou cicatrizes como aquelas outras noites que vão acompanhar-te o resto da vida

(Marselha, 23 de Junho de 1984, França-Portugal;
Guadalajara, 11 de Junho de 1986, Marrocos-Portugal;
Birmingham, 23 de Junho de 1996, Rep. Checa-Portugal...)


e entretanto chegas a casa, o miúdo a dormir, finalmente em paz, finalmente conformado com mais uma prova de que as coisas não são sempre como nós queremos e passas-lhe a mão pelo cabelo e metes-te na cama e mesmo tendo a certeza de que não estás triste, porque já esperavas uma coisa assim, porque o CSKA é melhor e porque nem sequer és adepto do Sporting, adormeces a pensar na bola vermelha com pentágonos brancos que te deram há muitos anos.

(Bruxelas, 28 de Junho de 2000, França-Portugal;
Incheon, 14 de Junho de 2002, Coreia-Portugal;
Lisboa, 4 de Julho de 2004, Portugal-Grécia...)


Era a tua primeira bola de couro e durou três dias. Nem percebeste bem quando ta roubaram. E agora, mesmo tendo a suspeita de que não voltarás a vê-la, continuas à procura. Vais continuar a procurá-la todos os dias da tua vida, em todos os estádios onde entras, em todos os jogos que vês, em todos os jogos que recordas ou imaginas. E, principalmente, em todos os jogos que perdes.

(by Espoliado de Incheon)

Who Links Here