A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

terça-feira, fevereiro 08, 2005

Anti-racists 'R' us

Tive de explicar ao meu filho por que razão a selecção portuguesa vai jogar de preto e branco esta quarta-feira, em Dublin. Não foi fácil fazer-me entender, tão bizarra lhe pareceu a ideia de algum pseudo-adepto ver em Miguel, Jorge Andrade, Manuel Fernandes, Thierry Henry, Ronaldinho ou Drogba algo a mais ou a menos do que grandes jogadores de futebol. Nada como a lógica obstinada de um miúdo de cinco anos para nos fazer ver o absurdo de alguns conceitos “adultos”.

Dito isto, faz-me impressão ver esta iniciativa directamente associada a uma e uma só marca de artigos desportivos, com o aplauso unânime dos organismos oficiais – leia-se federações. O combate ao racismo não deve ser confundido com mais uma campanha brilhante da Nike. As camisolas e pulseiras são bem bonitas, o pretexto é bom, mas a mensagem que permanece em fundo é a de que os “nossos” equipamentos são melhores e mais atentos às causas sociais do que os dos outros. Neste contexto, em particular, soa bastante mal.

(bv Espoliado de Incheon)

Who Links Here