A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

quarta-feira, março 23, 2005

Aviso: este «post» só contém evidências

Com a moral em alta pela situação de privilégio no grupo 3 e pela boa forma de alguns jogadores-chave, a Selecção Nacional tem daqui por uma semana, na Eslováquia, um jogo que pode deixá-la, com muita antecedência, às portas do Mundial-2006. Talvez seja, por isso, boa altura para lembrar evidências que, de tão óbvias, correm o risco de ser esquecidas.

A história recente de sucesso da Selecção passa, claro, pelo talento dos jogadores e pela capacidade demonstrada por Scolari para consolidar um grupo, por muito discutíveis que sejam algumas das suas opções. Mas passa também, decisivamente, pela existência de uma estrutura competente, um departamento organizado e um conjunto de pessoas que sabe trabalhar na sombra com objectivos a prazo e funções definidas. Parece fácil, mas a gestão da maioria dos clubes portugueses demonstra o contrário.

Por que é que me lembrei disto? Por nada de especial, apenas porque em Portugal, e em especial no futebol português, a memória é curta e os vícios persistentes. E, apesar de parecer muito longe, o Mundial-2002 foi há menos de três anos.

(by Espoliado de Incheon)

Who Links Here