A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

sexta-feira, abril 08, 2005

Pior do que parece

O Newcastle-Sporting foi uma tremenda decepção. Em primeiro lugar porque o Sporting esteve longe de repetir as exibições objectivas de Roterdão e Middlesbrough e caiu num futebolzinho à portuguesa curta, dos anos 70. Muita posse de bola, total controlo das iniciativas de jogo, total falta de capacidade para incomodar a área inglesa - as únicas oportunidades aconteceram em remates a vinte metros.

Mas, ao contrário do que acontecia com as equipas portuguesas do antigamente, nem sequer foram as limitações nos argumentos físicos a fazer a diferença: foi a falta de inspiração de alguns elementos-chave, a que só Polga, Moutinho e Rogério foram escapando. Junte-se-lhe um Newcastle com grau zero de personalidade e ambição, e temos o que se viu no St. James' Park: um jogo chato, repetitivo, que decorreu quase sempre longe das áreas, em acções de ataque apenas esboçadas até um mau passe ou uma intercepção fazerem voltar tudo ao princípio.

O Sporting é melhor equipa? Sem dúvida, sempre o foi. E bastava a atitude totalmente passiva e destrutiva - com algumas sarrafadas lamentáveis para compor o ramalhete - para que o Newcastle merecesse ficar pelo caminho. Uma equipa inglesa típica já tem poucos conceitos de futebol nas veias além da combatividade, da nobreza e do «fair-play». O Newcastle nem isso mostrou, o que o aproxima perigosamente da nulidade absoluta. Mas estou longe de me sentir convencido de que as contas vão ser acertadas em Alvalade. Há derrotas por 1-0 que são menos más do que parecem pelo que deixam perceber de soluções para a segunda mão. A desta quinta-feira não foi uma delas. E não é só a baixa de Liedson que me faz pensar isto.

(by Espoliado de Incheon)

Who Links Here