A malta gosta de bola, prontos. Uma vez até fizemos um site, que se chama maisfutebol. Somos jornalistas e tudo. Mas aqui não. Diagnósticos, prognósticos e inseguranças técnico-tácticas para maisfutebol@iol.pt

segunda-feira, maio 02, 2005

Comparações (in)evitáveis

Às vezes em frente à televisão, damos conta de coisas que nunca reparámos. Estamos sozinhos, a ver futebol e, de repente "zás!". Foi isso que me aconteceu no Chelsea-Liverpool da semana passada. Aliás, foi bem antes, mas este jogo fez-me recordar a mesma ideia:

Baros e Nuno Gomes
O checo parece ser tudo o que o português ainda não conseguiu. Têm o mesmo estilo físico, a mesma capacidade de embalarem para a baliza, movimentos semelhantes e são internacionais pelos respectivos países. Mas Nuno Gomes parece ter parado no tempo, apesar de ser fundamental numa equipa como o Benfica e ainda opção na Selecção Nacional. Baros está muito à frente na capacidade de improviso, na potência de remate e de aceleração. Nuno Gomes seria um Baros se tivesse tido a mesma capacidade de evolução. Vai miúdo, acredita!

Mas esta comparação lembrou-me outras:

Pedro Barbosa e Le Tissier
Acho que nunca chamaram "croissant" ao antigo jogador do Southampton. Os seus golos andam em todos os tops, um pouco ao jeito de Pedro Barbosa, também talhado para a classe. Le Tissier jogava praticamente parado, sempre ali, perto da linha de área, para poder rematar à baliza. Barbosa é um pouco mais interventivo, vai até às alas, cruza... comparado com o inglês, parece mesmo um atleta dos 100 metros. Sinto-me realizado, há quem nunca tenha dito isto do capitão do Sporting.

Manuel Fernandes e Makelele
Manuel Fernandes contra Makelele. Fisicamente, pela força e disponibilidade, são parecidos. Têm técnica, embora o português pareça já ter saltado algumas etapas da evolução do francês, que cresceu imenso no Real Madrid. Manuel Fernandes é ainda mais abrangente em termos de espaço, talvez pela generosidade física e mental que lhe dá a juventude. Eu aposto que Manuel Fernandes vai ser grande, alguém põe dinheiro no contrário?

Casillas e Moreira
Trapattoni estragou-me esta comparação e não me lembro de ninguém parecido com o Quim.

P.S. Podia continuar, mas infelizmente o miúdo já está a fazer as papas sozinho, com uma consistência tal que dava para levantar um muro no meio da cozinha...
(by El Pibe da Trafaria)

Who Links Here